Foto: Renan Mattos (Diário)
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Maria, Rogério Reis, diz que espera receber hoje pela manhã a proposta de abertura do comércio em feriados, que será feita pelo Sindicato dos Lojistas (Sindilojas). Segundo Reis, é possível que hoje à noite a diretoria do sindicato se reúna para discutir a proposta. Ele não quis opinar antes de conhecer os detalhes.
A proposta do Sindilojas prevê o pagamento de um bônus por feriado trabalhado, que será de determinado valor para as lojas que decidirem abrir em seis feriados, e outro valor maior para os demais cinco feriados - haverá ainda compensação de uma folga por feriado trabalhado, além de vale para refeição, dependendo do tempo de intervalo dado ao trabalhador. O Sindilojas defende que cada lojistas possa decidir em quais feriados quer abrir, mas não se sabe se o Sindicato dos Comerciários irá aceitar isso.
Qual a proposta do Sindilojas para viabilizar a vinda da Havan para Santa Maria
Ainda não se sabe se será fechado um pré-acordo para abertura em 11 feriados até a próxima terça, dia 12, prazo dado pela Havan para decidir se construirá a megaloja na cidade ou se vai adiar o projeto.
Questionado pela coluna se deve vir a Santa Maria na semana que vem para anunciar ou não a construção de uma megaloja aqui, o diretor da Havan, Nilton Hang, falou, via WhastApp:
- Só estamos aguardando o desenrolar (dos fatos) aí e depois a gente vai decidir. Depois, deveremos ir, sim (a Santa Maria).